Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18396
Título: Estereótipos do humor: a caricatura do personagem painho numa reflexão sobre o candomblé
Autor(es): Garcia, Isabely Silva
Palavras-chave: Candomblé
Homossexual
Identidade de gênero
Programa de humor
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Esse trabalho visa objetivar e problematizar a representação da ligação entre homossexualidade e a religião do candomblé. Tendo como foco desse estudo o programa de humor da Rede Globo de Televisão, o Chico Anysio Show, que foi ao ar no início da década de 80, com destaque para o personagem painho. A escolha por esse tema nasceu no 5º período do curso de Jornalismo, durante o desenvolvimento da disciplina Pesquisa em Comunicação, além da afinidade temática, sentimos a necessidade de nos aprofundarmos nessa questão, o que justifica essa pesquisa. Para tal, foi realizado um retrospecto de como a mídia televisiva apresenta esses personagens, e como se essas pessoas se sentem representadas por esse tipo de figura dramatúrgica. Além de abordar a questão identitária, de como esses valores são construídos e retratados pela mídia e, como é interpretado pela sociedade. Desse modo, buscou-se saber qual a real importância assim como a mensagem final são excitados pelo personagem “painho” no contexto da identidade candomblecista como homossexual.
Descrição: GARCIA, I. S. Estereótipos do humor: a caricatura do personagem painho numa reflexão sobre o candomblé. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18396
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabely Silva Garcia.pdf8.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.