Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18406
Título: Acessibilidade de usuários surdos nos ambientes digitais: o caso dos professores de Libras do CAS - FUNAD
Autor(es): Linhares, Eliane Mendes
Palavras-chave: Acessibilidade
Ambientes digitais
Usuários surdos
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer a percepção dos professores de Libras do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD) acerca da acessibilidade informacional nos ambientes digitais. Entre as diferentes fontes informacionais dispostas nesse ambiente estão os documentos. A pesquisa é caracterizada como aplicada, exploratória, descritiva e de abordagem quali-quantitativa e utilizou questionário e observação direta como instrumentos de coleta de dados. Participaram da pesquisa oito professores do curso Libras do CAS/FUNAD. Os resultados mostraram que os participantes do estudo são usuários ativos dos ambientes digitais, onde suas principais dificuldades são a predominância da informação textual e a ausência de vídeos traduzidos para a Língua de sinais. Foi identificada a inexistência de tecnologias assistivas (software de tradução para Libras) nos principais sites por eles usados. Quanto à experiência no Ensino a Distância (EaD), apesar perceberem a plataforma de ensino como acessível, encontraram dificuldades referentes à língua, disposição e organização das informações. A inserção da Libras foi apontada como principal recurso para tornar os ambientes digitais acessíveis aos usuários surdos.
Descrição: LINHARES, E. M. Acessibilidade de usuários surdos nos ambientes digitais: o caso dos professores de Libras do CAS - FUNAD. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18406
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Mendes Linhares.pdfEliane Mendes Linhares15.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.