Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18412
Título: Demonstrações contábeis como instrumento de gestão: um estudo de caso realizado na empresa Magazine Luiza S.A.
Autor(es): Medeiros, Samara Lucio de
Palavras-chave: Análise contábil
Demonstrações contábeis
Índices econômico-financeiros
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: O presente artigo é apresentado por meio de um estudo de caso sobre a empresa Magazine Luiza S.A. uma das maiores varejistas brasileira, sediada na cidade de Franca no estado de São Paulo, a qual está no mercado desde 1957. O estudo apresenta como objetivo geral identificar a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa no período de 2008 a 2017. Para tal, buscou-se nas Demonstrações Contábeis consolidadas, a variação dos Índices Econômicos e Financeiros da empresa, aplicando os Indicadores Econômicos e Financeiros em nível introdutório, identificando em seguida à oscilação do valor patrimonial e de mercado das ações. Tal análise mostra-se relevante para os seus usuários, porquanto os resultados obtidos através do estudo fornecem informações para um gerenciamento eficiente e para tomada de decisão a respeito da posição patrimonial, econômica e financeira da empresa a qual possui uma grande influencia na economia do país. Para obtenção dos objetivos, a metodologia aplicada na pesquisa é apresentada como descritiva e exploratória, para a classificação quanto à natureza, é definida como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Através dos resultados, observou-se que a referida empresa foi afetada pela crise no decorrer desta década, apresentando variações positivas e negativas nos resultados dos indicadores, contudo em 2017 a empresa conseguiu reestabelecer sua situação econômica e financeira, demostrando capacidade de pagamento de curto e longo prazo, diminuição no seu endividamento, aumento na rentabilidade e no valor de mercado de suas ações.
Descrição: MEDEIROS, S. L. de. Demonstrações contábeis como instrumento de gestão: um estudo de caso realizado na empresa magazine luiza S.A.. 2018. 21f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18412
Aparece nas coleções:25 - TCC
25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Lucio de Medeiros.pdf5.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.