Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18431
Título: Análise das estimativas de incidência de câncer de boca no Brasil e na Paraíba (2003 – 2017)
Autor(es): Borges, Emanuel Esperidião Silva
Palavras-chave: Incidência
Epidemiologia
Neoplasias bucais
Carcinoma
Data do documento: 9-Out-2017
Resumo: Atualmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera, de forma inquestionável, o câncer como um problema de saúde pública, especialmente entre os países em desenvolvimento. É pensando nessa problemática que, desde 1995, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) desenvolve, por meio de um conjunto de informações, uma estimativa do número de novos casos de câncer para o Brasil. Estes dados servem para traçar o perfil de magnitude de determinados tipos de câncer, bem como auxiliar os órgãos federal, estadual e municipal no estabelecimento de medidas de prevenção e controle da doença. Este estudo tem por objetivo analisar as estimativas de incidência de câncer de cavidade oral no Brasil e na Paraíba, publicadas pelo INCA, no período de 2003 até o biênio 2016/2017. Foram verificados os números de casos e as taxas brutas de incidência previstas para o Brasil, Paraíba e João Pessoa, comparando-se com as dos outros Estados e Capitais brasileiras. Também foi observada a incidência estimada para as localizações anatômicas mais acometidas pelo câncer, bem como a incidência para os sexos masculino e feminino. Para este fim, foi realizada uma pesquisa de caráter documental, com base nos dados obtidos a partir de documentos de Estimativa de Câncer no Brasil, publicados pelo INCA, onde foi feita uma análise comparativa da incidência do câncer de cavidade oral no Brasil e na Paraíba correlacionando com os sexos, masculino e feminino, e com os locais anatômicos primários. Nos ultimos 15 anos, no Brasil e na região Nordeste, a cavidade oral foi uma das dez localizações anatômicas com maior número de casos novos de câncer estimados, ocupando a sétima posição. Na Paraíba, houve um aumento de 433,33% nas estimativas de incidência, alterando de 60 para 260 novos casos, a maioria atingindo a população masculina. Dentre os tipos de câncer mais incidentes, exceto pele não melanoma, a cavidade oral chegou a ser, no biênio 2014-2015, a quarta localização com maior número de casos estimados, ultrapassando outros sítios como colo do útero, pulmão e colón e reto. O número de casos novos de câncer de cavidade oral estimados aumenta a cada ano, tanto no Brasil como na Paraíba, apesar de a proporção entre homens e mulheres esteja diminuindo, ainda existe um maior número de casos entre os homens.
Descrição: BORGES, Emanuel Esperidião Silva. Análise das estimativas de incidência de câncer de boca no Brasil e na Paraíba (2003 – 2017). 2017. 30p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18431
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Emanuel Esperidião Silva Borges.pdf5.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.