Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18440
Título: Descompressão cirúrgica de ceratocisto odontogênico extenso em paciente com síndrome de Gorlin-Goltz: relato de caso
Autor(es): Nascimento, Johnatan Meireles do
Palavras-chave: Cistos Odontogênicos
Descompressão Cirúrgica
Síndrome do Nevo Basocelular
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O ceratocisto odontogênico é um cisto de desenvolvimento que exibe comportamento agressivo e infiltrativo, originados a partir de remanescentes da lâmina dentária que podem surgir, associadas a outras manifestações sistêmicas, como parte constituinte da Síndrome de Gorlin-Goltz, uma desordem genética que predispõe a formação e exacerbação de carcinomas basocelulares, ceratocistos odontogênicos e anomalias esqueléticas. Este cisto odontogênico possui uma alta taxa de recidiva, geralmente atribuída à remoção incompleta da lesão, devido a seu revestimento delgado e friável. Desta maneira, o objetivo deste estudo é relatar e discutir o tratamento de um ceratocisto odontogênico extenso em região de mandíbula em um portador da Síndrome de Gorlin-Goltz. O paciente do sexo masculino, 13 anos, compareceu à clínica de Estomatologia Avançada da UEPB apresentando tumefação em mandíbula com crescimento progressivo de aproximadamente 2 meses. Ao exame físico corporal foram observados polidactilia, desnível escapular e deformação em osso esterno e, ao exame físico intra-oral, constatou-se aumento volumétrico localizado em mandíbula. O exame histológico confirmou a lesão oral como ceratocisto odontogênico e, associado ao quadro clínico e radiográfico apresentado, confirmou-se o diagnóstico da Síndrome de Gorlin-Goltz. O tratamento consistiu na descompressão com enucleação subsequente, o qual procedeu de maneira eficaz. O paciente atualmente encontra-se no quarto mês pós-operatório e não apresenta queixas ou recidiva da lesão. A abordagem terapêutica para lesões extensas deve considerar suas características biológicas, do mesmo modo que as possíveis deformidades pós-operatórias e implicações psicossociais resultantes, assim, a descompressão cirúrgica permitiu um tratamento mais conservador e menos traumático. Esta técnica possui diversas vantagens como a osteogênese e minimização do risco de fratura patológica, além de permitir alterações histológicas em seu revestimento, tornando-o mais resistente e menos agressivo e, consequentemente, realizou-se a enucleação garantindo menor morbidade ao paciente, com menor probabilidade de recidiva da lesão. Desta maneira, acentuamos a importância do conhecimento dos cirurgiões-dentistas no diagnóstico e tratamento do ceratocisto odontogênico, bem como da Síndrome de Gorlin-Goltz, para promover um melhor prognóstico e qualidade de vida aos pacientes acometidos por essas patologias.
Descrição: NASCIMENTO, Johnatan Meireles do. Descompressão cirúrgica de ceratocisto odontogênico extenso em paciente com síndrome de Gorlin-Goltz: relato de caso. . 2017. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18440
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Johnatan Meireles Do Nascimento.pdf7.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.