Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18451
Título: As diferentes máscaras da morte de Edgar Allan Poe e Neil Gaiman: uma leitura atemporal da personificação da morte
Autor(es): Ferreira, Lidiane Venâncio
Palavras-chave: Neil Gailman
Morte
Literatura comparada
Edgar Allan Poe
Data do documento: 2018
Resumo: Na presente monografia abordamos a personificação da morte dentro da literatura, fazendo uma análise historiográfica, comparativa e atemporal entre o conto “a máscara da morte vermelha” de Edgar Allan Poe escrita em (1842) e a personagem “Morte” de Neil Gaiman onde a personagem teve sua primeira aparição em (1989), ou seja, mais de um século de diferença. Primeiro fizemos uma breve discussão sobre como a morte foi vista desde a idade média, como e porque ocorreram mudanças na forma sobre como a morte se configurou na literatura e fazendo relação intersemiótica entre as suas aparições dentro das obras analisadas. Tendo como principais bases teóricas as obras de Ariés (2003) e Chagas (2011), entre outros teóricos que abordam tanto a história da morte para que possamos entender tais mudanças, como os que explicam o modo como vemos ou somos induzidos a assimilar essas mudanças e teóricos como Plaza (2008) e Carvalhal (2007).
Descrição: FERREIRA, L. V. As diferentes máscaras da morte de Edgar Allan Poe e Neil Gaiman: uma leitura atemporal da personificação da morte. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18451
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Venâncio Ferreira.pdfPDF - Lidiane Venâncio Ferreira3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.