Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18453
Título: Um olhar sobre o impacto ambiental no Rio Pilõezinhos afluente da Bacia Hidrográfica do Mamanguape
Autor(es): Mendes, Josefa Silva
Palavras-chave: Recursos hídricos
Saneamento básico
Impactos ambientais
Data do documento: 2018
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o impacto ambiental ocorrido no rio Pilõezinhos, afluente da bacia hidrográfica do rio Mamanguape no estado da Paraíba, como um fator de grande importância para um estudo científico, porque o impacto ambiental está presente não só nas cidades do Brasil, mas em todo planeta Terra, devido à ação do homem em interferir na própria natureza física do nosso planeta. A problematização deste trabalho encontra-se referente a degradação do rio Pilõezinhos, como uma micro bacia hidrográfica, que nasce nos contrafortes orientais do Planalto da Borborema, contando propriedades rurais e as áreas urbanas das cidades de Pilõezinhos e Guarabira, até atingir a Barragem de Araçagi, ao se encontrar com o rio Mamanguape para poder compreender como ocorre este processo de degradação. A base teórica foi a partir dos autores Matsunara, (2011), Moraes (2002), Tundisi e Matsunara, (2011) Franco e Druck (1998) entre outros porque eles falam das causas geradoras dos problemas que afeta o ecossistema e também o ambiente. A metodologia recorrente destaca-se por ser de modo empírico para observação, também registro fotográfico e levantamento bibliográfico da área como objeto de estudo. Concluímos que é preciso políticas públicas em prol do rio Pilõezinhos para que seja solucionada a problemática da degradação ambiental e também do ecossistema que de forma direta até a área urbana do município.
Descrição: MENDES, J. S. Um olhar sobre o impacto ambiental no Rio Pilõezinhos afluente da Bacia Hidrográfica do Mamanguape. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18453
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Silva Mendes.pdfPDF - Josefa Silva Mendes4.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.