Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18455
Título: Cartas de violeta: mulheres, amor e casamento (PB, 1920)
Autor(es): Andrade, Adriana Augusta Beltrão de
Palavras-chave: Mulheres
Amor
Casamento
Imprensa
Data do documento: 2018
Resumo: A imprensa na Parahyba do Norte na década de 1920 exercia notável influência na constituição e legitimação dos papeis sociais e de gênero, e em como se pensar os aspectos da modernidade trazidos após a instauração da República. Dentre esses aspectos, neste artigo procuramos analisar como os discursos encontrados na seção Cartas de Mulher, assinados por Violeta para a revista Era Nova, procuravam afetar as mulheres afim de legitimar os valores de uma sociedade ainda patriarcal, em conflito com as mudanças enunciadas pela modernidade. Sendo assim, destacamos neste trabalho os discursos que na seção Cartas de Mulher procuravam indicar às mulheres uma conduta moral, de comportamento, com intuito, principalmente, de moldá-las para aquilo que lhes era apresentado como destino: o amor e o casamento. Discutimos, pois, a visão desses textos sobre as mulheres e os valores que historicamente as associam ao amor e ao casamento como condições naturais de existência e objetivos de vida para elas. Para tanto, dialogamos com a relação da história com e nos periódicos, destacando a importância da imprensa para a história das mulheres e dos estudos de gênero, procurando pensar o lugar histórico e socialmente constituído para as mulheres através da interação e, muitas vezes, de complementaridade entre estes campos de estudo.
Descrição: ANDRADE, A. A. B. de. Cartas de violeta: mulheres, amor e casamento (PB, 1920). 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18455
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Augusta Beltrão de Andrade.pdfPDF - Adriana Augusta Beltrão de Andrade2.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.