Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18458
Título: Os horrores do romantismo americano na narrativa de Nathaniel Hawthorne e na tela do cinema contemporâneo: um estudo sobre as temáticas no filme “A Bruxa”
Autor(es): Costa, Sayuri Raissa Cavalcante da
Palavras-chave: Temas
Nathaniel Hawthorne
Intertextualidade
“A Bruxa”
Data do documento: 2018
Resumo: Constantemente a literatura serve de inspiração para a sétima arte e outras mídias. Logo, torna-se cada vez mais comum na atualidade as relações intertextuais entre as diferentes formas de arte. Nesse contexto, surgiram adaptações fílmicas que transpuseram as mais diversas obras literárias para as telas do cinema. Em contrapartida, existem filmes que não se baseiam em nenhum material literário específico já existente, tendo seu roteiro considerado como original, como é o caso do filme “A Bruxa” (2016) do diretor Robert Eggers. Embora não se trate de uma adaptação, este filme explicitamente dialoga com elementos intertextuais dos contos do escritor norte-americano Nathaniel Hawthorne. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo analisar através da perspectiva dos estudos comparados, os contos “O véu negro do ministro” (1988), “O jovem Goodman Brown” (2004), e “O experimento do dr. Heidegger” (1988) de Hawthorne com o referido filme. A fim de demonstrar como as temáticas acerca da representação do papel feminino, do medo, da religião e no que concerne à ambientação e sua influência no discurso narrativo de Hawthorne migraram para o cinema no filme de Eggers. Para isso, utilizamos como aporte teórico os estudos de Lovecraft (1987), Stam (1992), Carvalhal (2006), Samoyault (2008), Lawrence (2012), entre outros.
Descrição: COSTA, S. R. C. da. Os Horrores do romantismo americano na narrativa de Nathaniel Hawthorne e na tela do cinema contemporâneo: um estudo sobre as temáticas no filme "A Bruxa". 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18458
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayuri Raissa Cavalcante da Costa.pdfPDF - Sayuri Raissa Cavalcante da Costa6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.