Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18459
Título: História em quadrinhos e educação geográfica: práticas educativas no ensino médio
Autor(es): Ribeiro, André Felipe da Cruz
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Ensino de Geografia
Práticas educativas
Ensino Médio
Data do documento: 2018
Resumo: O presente estudo tem por objetivo propor práticas educativas no Ensino Médio utilizando Histórias em Quadrinhos na perspectiva da educação geográfica. Neste sentido, buscamos indagar: como o uso das Histórias em Quadrinhos no ambiente da sala de aula pode promover uma educação geográfica? Ante a esta questão, este trabalho monográfico configura-se como sendo uma pesquisa em educação que trata do ensino de geografia. Apresentamos como base teórica: Pontuschka (2000), Cavalcante (2014), Calazans (2008), Luyten (1985), Garcia (2012). A metodologia foi inicialmente bibliográfica, posteriormente de Campo, com aplicação de oficinas pedagógicas com uso de histórias em quadrinhos nas aulas de geografia. Assim, este estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Estadual do município de Lagoa D’Anta/RN, abrangendo uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresentam visões favoráveis quanto à adoção desse tipo de metodologia, evidenciando que a abordagem adotada abre espaço para uma dinamização no processo de ensino e aprendizagem dos alunos/as. Conclui-se que a utilização das histórias em quadrinhos potencializa a educação geográfica e motiva os estudantes, fazendo com que os mesmos despertem para um conhecimento mais criativo, pautado na ilustração e explanação de temas inerentes a sua realidade.
Descrição: RIBEIRO, A. F. da C. História em quadrinhos e educação geográfica: práticas educativas no ensino médio. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18459
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Felipe da Cruz Ribeiro.pdfPDF - André Felipe da Cruz Ribeiro4.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.