Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18460
Título: Impactos ambientais no Rio Araçagi Mirim, Pilões-PB
Autor(es): Silva, Severino Cezar dos Santos
Palavras-chave: Impacto ambiental
Pilões/PB
Qualidade da água
Data do documento: 2017
Resumo: A água é um recurso abrangente no Brasil se faz presente de maneira imponente em nosso país em paralelo a isso temos uma população de grande porte que consome e produz em larga escala em seu modo de vida, sabe-se também que nem sempre são tomados todos os cuidados necessários para proteger esse bem de extrema valia. Se faz, necessário pensar como estamos cuidando deste recurso grandioso e ao mesmo tempo tão ameaçado pelo nosso modo de vida. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) em seu Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2016, mostra que foram coletados 71,3 milhões de toneladas de resíduos, por outro lado temos 7 milhões de toneladas que não foram objeto de coleta e, consequentemente, tiveram destino impróprio. Vale salientar que um dos destinos mais comuns aos resíduos sem tratamento/coleta são os mananciais ou alagadiços oque proporcionam contaminação da água e se mostram fator primário para a proliferação de doenças. Ainda sobre a geração de resíduos se faz necessário destacar que são geradas 214.405 t/dia de RSU gerados no país. Em relação ao Nordeste temos uma produção diária de 55.056 toneladas de resíduos. É importante ratificar que não é somente a produção de resíduos sólidos supracitados que interferem na qualidade da água em nosso país os resíduos provenientes de esgoto não tratados também tem sua grande parcela de culpa cerca de 32,7% da população tinham esgotamento sanitário não conectado a rede coletora, ou seja, sem tratamento correto e ainda 1,9% não apresentam nenhum tipo de tratamento este dados são da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) com base PNAD 2015, frente a isto este trabalho traz como foco principal tornar-se uma ferramenta de pesquisa e informação a população do município de Pilões, com o intuito de ajudar na melhoria da sua qualidade de vida.
Descrição: SILVA, S. C. dos S. Impactos ambientais no Rio Araçagi Mirim, Pilões-PB. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18460
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Cezar dos Santos Silva.pdfPDF - Severino Cezar dos Santos Silva3.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.