Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18462
Título: Imagens da idade média e das mulheres medievais em livros didáticos de história
Autor(es): Melo, Maria Alécia Martins de
Palavras-chave: Livros didáticos
Imagens
Mulheres
Idade média
Data do documento: 2018
Resumo: Os livros didáticos são importantes ferramentas de ensino e aprendizagem em sala de aula, compondo uma série de abordagens e linguagens atuais. De modo que umas dessas linguagens são visuais, que ilustram os textos presentes caracterizando os períodos históricos. Desse modo esta pesquisa tem como objetivo analisar como as imagens presentes nos livros didáticos de História retratam a Idade Média e, em particular, como as mulheres da Idade Média estão sendo nelas inseridas e retratadas. Para tanto, foi realizada a identificação, comparação e discussão das imagens presentes nos capítulos dedicados à Idade Média de quatro livros didáticos, datados de anos diferentes, adotados pela mesma Escola Estadual Deputado Djalma Aranha Marinho, de Passa e Fica/RN, para o período de 2007 a 2020 (Devido ao fato que o livro foi selecionado para ser utilizado entre os anos de 2018, 2019 e 2020). Dentre outras considerações, a análise permitiu perceber que as imagens presentes nos livros são usadas mais com o caráter ilustrativo, muitas vezes sem correspondência entre estas e o texto escrito, sendo que as mulheres são poucas retratadas, embora se identifique que os (as) autores (as) também se preocupam em mostrar outras imagens delas, que não à de ser submisso e sem atuação na cultura medieval, como nas visões mais tradicionais. A pesquisa apoiou- se em referenciais como Bittencourt (2008), Macedo (2013), Franco Junior (2001), Silva (2010), Chaves (2014) e Eco (2010).
Descrição: MELO, M. A. M. de. Imagens da idade média e das mulheres medievais em livros didáticos de história. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18462
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Alécia Martins de Melo.pdfPDF - Maria Alécia Martins de Melo8.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.