Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18463
Título: O processo pedagógico de alfabetização e letramento nas séries iniciais da escola Maria Lourdes de Souza Amorim
Autor(es): Lima, Ederlany Rodrigues de
Palavras-chave: Educação
Pedagogos
Leitura
Escrita
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho realizou um estudo de campo na escola E.M.E.F. Maria Lourdes de Souza Amorim, no bairro Mutirão, Guarabira- (PB), cujo objetivo foi analisar a importância do trabalho de alfabetização e letramento nos anos iniciais de aprendizagem. Tratou-se de uma observação participante que incluiu diversas intervenções, no âmbito do projeto de Leitura Lendo e Escrevendo: A produção criativa na escola básica, através dos gêneros textuais. Utilizamos como aportes teóricos Freire (1996), Bagno (2000),Colomer (2007) Ferreira (1991) Pimenta (2004) YIN (2001). A metodologia deste trabalho constou de observações de campo, através de diário de pesquisa e coletas de dados em formas de entrevista. Como conclusão percebeu-se a falta de motivação dos professores, por causas intrínsecas e extrínsecas a sua pratica pedagógica e um impacto positivo entre estudantes e educadores com a chegada do projeto de extensão referido.
Descrição: LIMA, E. R. de. O processo pedagógico de alfabetização e letramento nas séries iniciais da escola Maria Lourdes de Souza Amorim. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18463
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ederlany Rodrigues de Lima.pdfPDF - Ederlany Rodrigues de Lima3.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.