Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18463
Título: | O processo pedagógico de alfabetização e letramento nas séries iniciais da escola Maria Lourdes de Souza Amorim |
Autor(es): | Lima, Ederlany Rodrigues de |
Palavras-chave: | Educação Pedagogos Leitura Escrita |
Data do documento: | 2018 |
Resumo: | Este trabalho realizou um estudo de campo na escola E.M.E.F. Maria Lourdes de Souza Amorim, no bairro Mutirão, Guarabira- (PB), cujo objetivo foi analisar a importância do trabalho de alfabetização e letramento nos anos iniciais de aprendizagem. Tratou-se de uma observação participante que incluiu diversas intervenções, no âmbito do projeto de Leitura Lendo e Escrevendo: A produção criativa na escola básica, através dos gêneros textuais. Utilizamos como aportes teóricos Freire (1996), Bagno (2000),Colomer (2007) Ferreira (1991) Pimenta (2004) YIN (2001). A metodologia deste trabalho constou de observações de campo, através de diário de pesquisa e coletas de dados em formas de entrevista. Como conclusão percebeu-se a falta de motivação dos professores, por causas intrínsecas e extrínsecas a sua pratica pedagógica e um impacto positivo entre estudantes e educadores com a chegada do projeto de extensão referido. |
Descrição: | LIMA, E. R. de. O processo pedagógico de alfabetização e letramento nas séries iniciais da escola Maria Lourdes de Souza Amorim. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18463 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ederlany Rodrigues de Lima.pdf | PDF - Ederlany Rodrigues de Lima | 3.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.