Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18465
Título: Percepção dos profetas da chuva sobre as mudanças climáticas nas comunidades Lagoa do Castro
Autor(es): Silva, Aline de Souza
Palavras-chave: Percepções
Mudanças climáticas
Profetas da chuva
Data do documento: 2018
Resumo: As percepções tendem a ser convergentes entre grupos que compartilham modelos culturais, como é o caso dentro de um determinado país. Todavia, autores sugerem que as percepções tendem a ser menos homogêneas quando as pessoas consultadas tem menos acesso à mídia e à informação. A pesquisa objetivou analisar as mudanças climáticas a partir da percepção dos profetas da chuva ocorridas nas comunidades rurais de Lagoa do Castro, Utinga e Saquaíba, em Mulungu (PB), além de caracterizar geoambientalmente, nas comunidades, vulnerabilidades, mitigação e adaptação realizada por estes agricultores no enfrentamento às mudanças climáticas. Após análise, percebeu-se que com o auxílio das percepções os profetas da chuva vêm notando mudanças na estação chuvosa, nos animais, na floração de algumas plantas, diminuição da produtividade, aumento da temperatura e escassez de água entre outras e associam estas mudanças às variações climáticas. Constatou-se que as categorias observadas são fauna, flora, astros, fenômenos atmosféricos e algumas datas específicas e religiosas, que auxiliam na elaboração das previsões do tempo e no planejamento da agricultura, para reduzir os riscos de perda da lavoura. A pesquisa teve início em março de 2018 e estendeu-se até novembro de 2018, tendo sido aplicados 60 questionários/formulários, 20 em cada comunidade. A técnica aplicada foi a bola de neve (SnowBall), aliada às entrevistas semiestruturadas, com alguns registros fotográficos e áudios. Conclui-se que, quanto menor a comunidade, estes profetas detêm maior conhecimento sobre estas experiências e que existe uma maior credibilidade nos prognósticos realizados em campo do que os propagados pela indústria midiática.
Descrição: SILVA, A. de S. Percepção dos profetas da chuva sobre as mudanças climáticas nas comunidades Lagoa do Castro. 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18465
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline de Souza Silva.pdfPDF - Aline de Souza Silva7.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.