Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18466
Título: Preconceito racial no cotidiano escolar: um estudo de caso na Escola Sérgio Luiz de Melo Gomes
Autor(es): Noberto, Maria de Fatima da Silva
Palavras-chave: Educação
Cultura afro brasileira
Cultura afrobrasileira
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho ressalta a importância do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana. O estudo foi embasado nas ideias de Cavalleiro (2000), Munanga (2000) e Trindade (2013), que nos deram subsídios par entender a temática. Nesse sentido, presente trabalho traz o objetivo de que devemos compreender sobre o preconceito para ser tabalhado c m as crianç s na s la de aul . Este studo é de caráter qualit vo, cujo procedimento se consti u uma pesquisa de campo, bem com de studo caso, realizado em uma escola pública d red de nsi o munic pal da cida e de Guar bira/PB, sendo s ujeitos da pesquisa dois profes ores da educação infa til e um co rdenador pedagó ico. O instrumento de p squisa foram entrevista semiestru rad s. Nest rab lho f i pos ível observa que ainda não há projetos em que s trab lha Lei 10639/03 (BRASIL, 20 3) log , a pesquisa consta ou q e o conteúdo a Lei 10639/03 (BRASIL, 20 3) não vem sendo ef tivado na escola em virtude uma série d el mentos, a ex mplo, a f lta de material di ático e a formação de profes ores, os quais nfluenciam par o não cumprimento da Lei. Frent a isto se vê a nec s ida e d investir em uma educação antir acista e que contemple as relações étnico-raci s par que as crianç s tenham um olhar difer nciado par a socieda e human .
Descrição: NOBERTO, M. de F. da S. Preconceito racial no cotidiano escolar: um estudo de caso na Escola Sérgio Luiz de Melo Gomes. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18466
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fatima da Silva Noberto.pdfPDF - Maria de Fatima da Silva Noberto3.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.