Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18472
Título: A proletarização do trabalhador e a diversidade trabalhista nas comunidades rurais
Autor(es): Silva, Larissa de Araújo
Palavras-chave: Relações de trabalho
Proletarização
Trabalhador rural
Data do documento: 2018
Resumo: A problemática que nutriu o nosso estudo foi a de desvelar os motivos e as relações contribuintes para um processo de proletarização de trabalhadores rurais assentados. A nossa pesquisa possui como objetivo primordial tratar das relações trabalhista nas comunidades rurais, bem como a maneira como são estabelecidas e diversificadas através de um estudo de caso. O nosso estudo tem sua importância no fato de retratar a realidade do trabalhador que vive nas comunidades rurais, bem como os diferentes trabalhos exercidos pelo mesmo, pois são importantes para complementação da renda familiar. A pesquisa correu em uma comunidade rural chamada Sitio Agrovila Ribeiro Novo, situada no município de Alagoinha/PB, no período entre os meses de maio e novembro de 2018. Os sujeitos da pesquisa são os moradores locais, que possuem algum vínculo empregatício fora dos limites territoriais da comunidade atualmente. O trabalho foi produzido através de uma pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo não só proporcionar mais conhecimento sobre o tema, mas também para balizar a primeiras discussões envolvendo a temática a ser problematizada. Foi feita também uma pesquisa documental, buscando-se fazer uma relação local entre passado e presente, com no objetivo de analisar a dinâmica trabalhista da área desde o surgimento da comunidade e ao longo do tempo. Utilizamos também fontes orais no nosso trabalho, pois a metodologia em questão contribuiu para uma percepção do processo de proletarização rural numa área tradicionalmente canavieira, mas com enleio nas atividades sazonais da construção civil ou outras modalidades de empregos temporários. Através da pesquisa mostrou-se a realidade da diversidade trabalhista e também as dificuldades com relação a terra e o sustento da família levando os moradores rurais a proletarizar-se, considerando que a atividade associada à “agricultura familiar” traz poucos recursos, devido a vários fatores, que vão desde a ordem financeira às intempéries da natureza.
Descrição: SILVA, L. de A. A proletarização do trabalhador e a diversidade trabalhista nas comunidades rurais. 2018. 126f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18472
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa de Araújo Silva.pdfPDF - Larissa de Araújo Silva18.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.