Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18474
Título: Luta pela terra e segurança alimentar no Assentamento Dona Helena - Cruz do Espírito Santo/PB
Autor(es): Araújo, Roberto Costa
Palavras-chave: Reforma agrária
Segurança alimentar
Data do documento: 2018
Resumo: Analisar a importância da produção de autoconsumo e os níveis de Segurança Alimentar encontrados na realidade do Assentamento Dona Helena, correlacionando-os com as variáveis sócio-demográficas presentes nas famílias entrevistadas foi o objetivo da presente pesquisa, a qual foi metodologicamente desenvolvida com base na análise bibliográfica e pesquisa de campo, mais precisamente com aplicação de trinta questionários com os camponeses residentes no respectivo estabelecimento rural. Entender a construção territorial do assentamento Dona Helena, localizado na zona rural do município de Cruz do Espírito Santo, requer que se dê notoriedade à expropriação camponesa enquanto período pré-assentamento, pois mostra muitas variáveis explicativas de ordem geográfica. Através das informações apresentadas no questionário acerca da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), notou-se que não é unânime os índices de segurança e insegurança alimentar dentro da área rural pesquisada. Entretanto, é válido destacar que a produção de autoconsumo realizada pelas famílias entrevistadas nesse assentamento foi percentualmente na maior parte dos entrevistados, o que traz elementos que permitiram pensar a contradição dentro da realidade camponesa local, onde há um crescente investimento no agronegócio (canavieiro), todavia, as políticas para o desenvolvimento da agricultura familiar são baixas.
Descrição: ARAÚJO, R. C. Luta pela terra e segurança alimentar no Assentamento Dona Helena - Cruz do Espírito Santo/PB. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18474
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Costa Araújo.pdfPDF - Roberto Costa Araújo8.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.