Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18478
Título: Percepção das vulnerabilidades e adaptações às mudanças climáticas em comunidades rurais no município de Guarabira-PB, nordeste do Brasil
Autor(es): Bezerra, Inocencio Braga
Palavras-chave: Etnoclimatologia
Agricultura
Inverno
Seca
Data do documento: 2018
Resumo: Os efeitos das mudanças climáticas previstos têm se tornado um dos desafios mais discutidos pelos cientistas e sociedade em geral. Neste contexto, a presente pesquisa objetivou investigar as percepções dos agricultores sobre as vulnerabilidades e adaptações às mudanças climáticas nas comunidades rurais Tananduba, Mata limpa e Itamatai localizadas no município de Guarabira-PB, Nordeste do Brasil. A metodologia utilizada foi pautada na entrevista semiestruturada com base em formulários. Os dados foram coletados de janeiro de 2018 a outubro de 2018, onde foram entrevistados 43 homens todos chefes de família e residentes nas referidas comunidades com idade variando entre 40 a 90 anos. Os resultados apontam que os agricultores são detentores de um vasto conhecimento tradicional, além de perceberem de maneira evidenciada as mudanças climáticas ocorridas ao longo dos anos em suas comunidades visto que estes fatores instigam estes produtores a utilizarem mudanças de estratégias para se manterem nestas comunidades e enfrentarem esse novo fenômeno climatológico. Nas constatações sobre as percepções dos agricultores relacionadas as vulnerabilidades mitigação e adaptação, observou se que estás trouxeram prejuízo com aumento de pragas e doenças, redução da produção e da pecuária.
Descrição: BEZERRA, I. B. Percepção das vulnerabilidades e adaptações às mudanças climáticas em comunidades rurais no município de Guarabira-PB, nordeste do Brasil. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18478
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Inocencio Braga Bezerra.pdfPDF - Inocencio Braga Bezerra4.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.