Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18502
Título: Grafos: Uma proposta para aplicação no Ensino Fundamental
Autor(es): Souza, Maurício da Silva
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Teoria dos Grafos
Matemática - Resolução de problemas
Data do documento: 14-Dez-2018
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é estudar as definições, proposições, axiomas e teoremas da Teoria dos Grafos e trazer, através de uma pesquisa de campo, uma proposta de aplicação do estudo da teoria básica dos grafos em uma escola pública da rede estadual de ensino da Paraíba. O foco prevalecente é trabalhar com situações problemas envolvendo a teoria dos grafos, trazendo aspectos do cotidiano dos alunos como, por exemplo, o percurso de sua casa até a escola, o caminho até a padaria, a distância entre sua casa e a praça principal da cidade, entre outras situações. O o estudo foi realizado em uma turma do 9 ano do ensino fundamental. De inicio foram ministradas aulas expositivas e dialogadas que abordaram a teoria básica dos grafos, com a apresentação de um breve histórico e das definições básicas da teoria dos grafos e a discussão com a turma do problema das sete pontes de Königsberg, posteriormente usamos o laboratório de informática da escola para trabalhar a construção de grafos utilizando o aplicativo matemático GeoGebra.
Descrição: SOUZA, M. da S. Grafos: Uma proposta para aplicação no Ensino Fundamental. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18502
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurício da Silva Souza.pdfPDF - Maurício da Silva Souza209.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.