Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18507
Título: Levantamento da brioflora urbana de Campina Grande – Paraíba
Autor(es): Lima Neta, Júlia Rosendo de
Palavras-chave: Brioflora urbana
Briófitas
Antropização
Ambientes ruderais
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: O estudo da brioflora urbana é de fundamental importância para se conhecer a distribuição de espécies em áreas de grande densidade demográfica, bem como suas adaptações para colonização desses ambientes. O presente estudo objetivou realizar o levantamento das espécies de briófitas da área urbana da cidade de Campina Grande, oferecendo um panorama da distribuição desses organismos em uma região de elevado nível de antropização. As coletas foram realizadas em fevereiro e março de 2018, utilizando-se técnicas de coleta e herborização usuais para a briologia. As amostras foram identificadas no laboratório de botânica da Universidade Estadual da Paraíba. Foram encontradas sete espécies, distribuídas em seis famílias e sete gêneros, sendo cinco espécies de Bryophyta e duas de Marchantiophyta. A família mais representativa foi Bryaceae, sendo a espécie encontrada em maior frequência Bryum argenteum Broth. As espécies encontradas, de forma geral, se encontram amplamente distribuídas em diversos tipos de ecossistemas, bem como nos estados brasileiros. O estudo apresentou brioflora semelhante à de outros trabalhos, com exceção de Fabronia ciliaris (Brid.) Brid. e Odontoschisma denudatum (Ness) Dumort que foram registradas como atípicas para ambientes urbanos.
Descrição: LIMA NETA, J. R. de. Levantamento da brioflora urbana de Campina Grande – Paraíba. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18507
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlia Rosendo de Lima Neta.pdfPDF - Júlia Rosendo de Lima Neta10.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.