Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18512
Título: Processos físicos envolvidos no perfil vertical da atmosfera
Autor(es): Lima, Wellington Benevenuto de
Palavras-chave: Termodinâmica
Radiação
Atmosfera terrestre
Camada de ozônio
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: A atmosfera é um fluido mantido em torno da Terra como uma proteção graças à ação da gravidade, proporcionando a existência de vida em nosso planeta ao desempenhar bem essa função e por ser um meio com ao qual são estabelecidas várias interações. Estudos relacionados sobre os efeitos do Sol e Lua sobre a atmosfera desperta o interesse com o intuito de compreender os processos dinâmicos e químicos que acontecem. Do ponto de vista termodinâmico, a atmosfera é um sistema aberto que comporta diversos processos. É constantemente bombardeado por fótons solares que influenciam em diversas partes na temperatura da atmosfera. Além de poder ser considerada em equilíbrio para fins didáticos e ser representada pela lei dos gases ideais. O presente trabalho tem como objetivo estudar os principais processos físicos envolvidos na estrutura vertical da atmosfera da Terra. Coletou-se dados do instrumento SABER (Sounding of the Atmosphere using Broadband Emission Radiometry) que é um dos quatro instrumentos a bordo do satélite TIMED (Thermosphere Ionosphere Mesosphere Energetics and Dynamics) e dados da A CCMC (Community Coordinated Modeling Center). Para o estudo construiu-se perfis de temperatura, ozônio e densidade, para analisar seus comportamentos. Os resultados indicaram situações que vão de acordo com a literatura, além de indicar um forte índice que o ozônio influencia no comportamento do aumento de temperatura da estratosfera. Além disso, mostrou-se que a densidade e a pressão realmente decaem exponencialmente com a altitude.
Descrição: LIMA, W. B. de. Processos físicos envolvidos no perfil vertical da atmosfera. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18512
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Benevenuto de Lima.pdfPDF - Wellington Benevenuto de Lima15.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.