Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18514
Título: Proposições sustentáveis de gestão ambiental: Caso de uma empresa de papel sanitário em Campina Grande – PB
Autor(es): Soares, Shayonara Sabino
Palavras-chave: Gestão ambiental
Reaproveitamento
Resíduos industriais
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: A implantação da gestão ambiental em empresas otimiza o uso dos recursos naturais, evitando desperdícios, incentivando a reavaliação do seu ciclo produtivo e de seus serviços para que se consiga produzir em larga escala gerando os menores impactos ambientais possíveis. O presente trabalho visa diagnosticar os problemas relacionados á gestão ambiental, através de proposições sustentáveis em uma empresa de papel sanitário localizada em Campina Grande na Paraíba. Realizou-se um diagnóstico das atividades da empresa por meio de visita in loco, através de coleta de imagens e entrevista para a apresentação do processo produtivo da empresa. Foram identificados aspectos e impactos das atividades inerentes a empresa e observou-se a necessidades de melhoria. Os principais resíduos gerados pela empresa são provenientes da Estação de Tratamento de Efluente que gera como subproduto o lodo, os resíduos de cinzas é resultado da queima de madeira para uso na caldeira, gerando efluentes gasosos. Alternativas sustentáveis são propostas para serem implementadas na empresa proporcionando economia, inclusive lucro para a empresa por alguns resíduos terem a possibilidade de serem vendidos para novos fins. A implantação da gestão ambiental poderá impactar positivamente na empresa por ser rentável econômica e ambientalmente.
Descrição: SOARES, S. S. Proposições sustentáveis de gestão ambiental: Caso de uma empresa de papel sanitário em Campina Grande – PB. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18514
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Shayonara Sabino Soares.pdfPDF - Shayonara Sabino Soares18.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.