Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18515
Título: Análise comparativa entre a precipitação e o aporte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do nordeste setentrional – PISF, eixo leste, no reservatório Epitácio Pessoa – Paraíba
Autor(es): Diniz, Tarciana Ramos
Palavras-chave: Perenização
Transposição de água
Escoamento superficial
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: Os reservatórios de acumulação têm papel fundamental para os abastecimentos hídricos das múltiplas demandas a eles associados, sendo fundamental, desta forma, a análise da variabilidade dos volumes acumulados, ainda mais quando esses corpos hídricos recebem afluências de obras hídricas como a transferência de águas em nível de bacias hidrográficas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a contribuição das águas da transposição do rio São Francisco (PISF), Eixo Leste, no reservatório Epitácio Pessoa (Boqueirão) – Paraíba, em comparação com os aportes pluviométricos registrados nas bacias de contribuição. Foram estudados dados de precipitação pluviométrica das duas bacias hidrográficas contribuintes para o aporte hídrico do reservatório Epitácio Pessoa, sendo calculados dados como a média histórica, desvios absolutos e precipitações acumuladas anuais. Os dados de precipitação foram estudados entre os anos de 2011 e 2018, sendo incluído o período de déficit hídrico que acompanhou a região de estudo (2012 a 2017). Também foram obtidos dados correspondentes as vazões volumétricas do PISF a montante do reservatório de estudo, a respectiva série histórica compreendeu o período temporal entre a chegada das águas ao reservatório e a parada para manutenções técnicas do sistema. Por meio dos resultados foi verificado que apenas no ano de 2011 os dados de precipitação acumulada foram superiores à média histórica, ano em que o reservatório Epitácio Pessoa atingiu a sua capacidade máxima pela última vez. Em 2018, mesmos com precipitações superiores ao período entre 2012 e 2018, os valores foram abaixo da média histórica. A contribuição do PISF foi fundamental para a perenização do rio Paraíba, no trecho Monteiro-Boqueirão, favorecendo a saturação do solo e, consequentemente, tencionando o ciclo hidrológico para o escoamento superficial, já que perdas por infiltração para o perfil do solo foram suavizadas.
Descrição: DINIZ, T. R. Análise comparativa entre a precipitação e o aporte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do nordeste setentrional – PISF, eixo leste, no reservatório Epitácio Pessoa – Paraíba. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18515
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tarciana Ramos Diniz.pdfPDF - Tarciana Ramos Diniz9.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.