Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18519
Título: Uso de plantas medicinais por gestantes em uma Unidade Básica de Saúde da Família em Campina Grande – PB
Autor(es): Dantas, Amanda Gabrielle Barros
Palavras-chave: Plantas medicinais
Gravidez
Fitoterapia
Data do documento: 14-Nov-2018
Resumo: Acredita-se que o uso de plantas medicinais durante a gravidez seja responsável por cerca de 1% das malformações fetais. Embora essa porcentagem pareça pequena, os numerosos totais são expressivos. O estudo das ações das drogas sobre diversas fases do processo reprodutivo visa detectar os efeitos da fertilidade, transporte, embriogênese e organogênese, parto e recém-nascido. O presente trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento de gestantes que fazem uso de plantas medicinais e frequentam a Unidade Básica de Saúde – Plínio Lemos, no município de Campina Grande, PB. Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de um estudo etnobotânico no qual foi utilizado o método descritivo-analítico, que permitiu o registro dos saberes, conhecimentos sobre os efeitos, e toxicidade das plantas medicinais locais utilizadas. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário semiestruturado. Foram entrevistadas um total de 18 gestantes que estavam na faixa etária de 17 a 42 anos, estando 55.55% delas na faixa etária entre 20 e 28 anos. Verificou-se a utilização de plantas medicinais pelas entrevistadas, sem o conhecimento de suas propriedades, inclusive abortivas. A Erva Cidreira (Melissa officinalis L.), foi planta mais utilizada pelas gestantes, não possuindo estudos que comprovem qualquer impedimento na sua ingestão durante a gestação. A quebra-pedra (Phyllanthus niruri L) e boldo (Peumus Boldus), foi a segunda planta mais utilizada pelas gestantes, possuindo substâncias tóxicas que atravessam a barreira placentária justificando, desta forma, seus efeitos teratogênicos.
Descrição: DANTAS, A. G. B. Uso de plantas medicinais por gestantes em uma Unidade Básica de Saúde da Família em Campina Grande – PB. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18519
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Gabrielle Barros Dantas.pdfPDF - Amanda Gabrielle Barros Dantas19.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.