Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18523
Título: O silício atenua estresse em genótipos de feijão-caupi submetidos à irrigação deficitário
Autor(es): Cavalcante, Igor Eneas
Palavras-chave: Estresse abiótico
Feijão-caupi
Silício
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: O feijão-caupi encontra-se adaptado às condições adversas do clima semiárido brasileiro, no entanto, o déficit hídrico ainda é um fator que diminui a produtividade desta cultura. Contudo, elementos como o silício podem atuar como mitigadores dos efeitos do déficit hídrico. Desta forma, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o silício como atenuador do déficit hídrico em cultivares de feijão-caupi submetidos à irrigação deficitária. Para isso, o estudo foi realizado em área experimental da Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande-PB, sendo conduzido em vasos com capacidade para 25L, arranjados no delineamento experimental em blocos casualizados, com esquema fatorial 4x2x3 e cinco repetições. Os fatores avaliados foram constituídos por quatro cultivares de feijão-caupi (BRS Guariba, BRS Itaim, BRS Aracê e BRS Rouxinol), duas lâminas de irrigação (50 e 100% da demanda evaporativa do ar) e três concentrações de silício (0, 100 e 200 mg L^-1) aplicadas via foliar, na forma de silicato de potássio. Foram realizadas avaliações de crescimento e fisiológicas, onde os dados obtidos foram submetidos a análise de variância (teste F, p < 0,05), seguidos pelo o teste de comparação de médias (Tukey, p < 0,05) para os cultivares e concentrações de silício, utilizando-se o software SISVAR 5.6. O silício proporcionou atenuação do estresse hídrico nos cultivares de feijão-caupi submetidos à restrição hídrica, sendo a concentração de 200 mg L^-1 a mais eficiente na mitigação dos efeitos do estresse e os genótipos BRS Guariba e BRS Aracê os que melhor suportaram a restrição hídrica com a aplicação dessa substância.
Descrição: CAVALCANTE, I. E. O silício atenua estresse em genótipos de feijão-caupi submetidos à irrigação deficitário. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18523
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Eneas Cavalcante.pdfPDF - Igor Eneas Cavalcante11.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.