Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18524
Título: Análise anti-inflamatória e microbiológica de filmes poliméricos de quitosana contendo pentoxifilina
Autor(es): Santos, Fellipe Fernandes
Palavras-chave: Pentoxifilina
Filme polimérico
Cicatrização
Quitosana
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: A quitosana é um polímero produto da reação de desacetilação da quitina, encontrada frequentemente na natureza. Ela vem sendo amplamente estudada e utilizada no desenvolvimento de novas aplicações terapêuticas tópicas e despertando grande interesse a indústria farmacêutica devido a sua biocompatibilidade e propriedades bioadesiva, biodegradável, antibacteriana e antifúngica, além de ser atóxica. A pentoxifilina é um fármaco derivado da metilxantina, amplamente utilizado como agente hemorreológico em tratamentos de doenças vasculares e também apresenta uma atividade anti-inflamatória relevante. O objetivo desse estudo foi o desenvolvimento de filmes poliméricos de quitosana contendo pentoxifilina e a avaliação da atividade anti-inflamatória e microbiológica para uso tópico em lesões cutâneas de camundongos. Nesses estudos, três tipos de filmes de quitosana foram desenvolvidos: filmes brancos (sem pentoxifilina) e filmes contendo 10 e 20 mg de pentoxifilina. As feridas cutâneas foram realizadas em 5 grupos de camundongos Swiss (Mus musculus) e tratados com os filmes de quitosana com e sem pentoxifilina, solução salina estéril (0,9%) como controle negativo e pomada como controle positivo. A avaliação das feridas cutâneas foi realizada por meio da observação macroscópica dos aspectos clínicos das feridas, sinais flogísticos (edema, hiperemia, formação de crosta, etc.), análise morfométrica da área da ferida e análise estatística. Já a análise microbiológica foi efetuada pelo método de esgotamento por estrias com o propósito de isolar e identificar microrganismos presentes na área lesionada dos animais durante o ensaio. Os ensaios dos filmes de quitosana com 20 mg de pentoxifilina demonstraram efeito anti-inflamatório e cicatrizante ao decorrer do tratamento, sendo a redução do tamanho da área lesionada facilmente observada. Ademais, a atividade microbiológica dos filmes de quitosana e da pentoxifilina transcorreu de forma favorável, inibindo com êxito a manutenção e proliferação de agentes patógenos, responsáveis por processos inflamatórios. Consequentemente, os resultados obtidos pelo estudo foram de grande importância para o tratamento de feridas devido a atividade anti-inflamatória e microbiológica da quitosana com pentoxifilina ter sido bem evidenciada.
Descrição: SANTOS, F. F. Análise anti-inflamatória e microbiológica de filmes poliméricos de quitosana contendo pentoxifilina. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18524
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fellipe Fernandes Santos.pdfPDF - Fellipe Fernandes Santos14.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.