Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18525
Título: Composição química dos óleos essenciais de Croton sonderianus
Autor(es): Barbosa, Antonio Junior Costa
Palavras-chave: Planta medicinal
Extração de óleo
Fitoterapia
Composição química
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: As plantas do gênero Croton, pertencentes à família Euphorbiaceae, compõem o elenco de plantas usadas para fins medicinais. Muitas destas plantas são produtoras de óleos essenciais, cuja composição química é rica em mono- e sesquiterpenos que, em geral, são de interesse terapêutico, visto que apresentam um grande leque de atividades biológicas. A espécie Croton sonderianus, conhecido pelo nome popular de marmeleiro preto, é encontrado na região nordeste e apresenta ação larvicida, antiinflamatória, antinociceptiva, entre outras. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar a composição química dos óleos essenciais de Croton sonderianus do agreste paraibano. Os óleos essenciais das folhas e inflorescência foram extraídos pelo método da hidrodestilação e depois analisados por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG/EM). Análise dos dados obtidos por CG/EM permitiu a identificação de trinta e dois compostos, representando mais de 90 % da composição química de cada óleo. Os principais constituintes do óleo das folhas foram o biciclogermacreno (34,0%), D-germacreno (19,0%) e trans-cariofileno (17,8%) e os principais componentes do óleo das inflorescências foram o óxido de cariofileno (27,9%), espatulenol (16,7%) e 1,8-cineol (8,0%). Tais resultados mostram que fatores como temperatura e solo interferem diretamente na composição química dos óleos essenciais.
Descrição: BARBOSA, A. J. C. Composição química dos óleos essenciais de Croton sonderianus. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18525
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Júnior Costa Barbosa.pdfPDF - Antônio Júnior Costa Barbosa13.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.