Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18527
Título: As equações de Maxwell e suas aplicações: Um breve resumo
Autor(es): Alencar, Willys Dutra
Palavras-chave: Eletromagnetismo
Campo magnético
Carga elétrica
Circuito elétrico
Data do documento: 24-Nov-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre o eletromagnetismo de Maxwell, abordando as leis e teorias de grandes personagens que marcaram essa área da física ao passar dos séculos, a exemplo Ampère, Michael Faraday, Coulomb entre outros, e as consequências dos seus estudos para o nosso dia a dia, com aplicações simples e de extrema importância para sociedade atual. Esse estudo apresentou como resultados conceitos e características sobre Força eletrostática, carga elétrica e matéria, Lei de Coulomb, Análise da Estrutura da Matéria, Campo elétrico, Fluxo elétrico, Lei de Gauss, Campo Magnético, Lei de Ampere, Lei de Faraday, Força de Lorentz e as Equações de Maxwell, no intuito de fornecer dados relevantes e atuais sobre o assunto. Vale salientar que esse estudo foi de extrema importância para o aprimoramento do conhecimento da física, pois possibilitou discutirmos conceitos, teorias e estudos bem importantes como a Lei de Coulomb, o Campo Elétrico, Lei de Gauss entre outros, até chegar às equações de Maxwell. Desta forma, cremos que pesquisas nesta área devem ser estimuladas, uma vez reconhecida à necessidade do entendimento sobre o tema abordado neste trabalho.
Descrição: ALENCAR, W. D. As equações de Maxwell e suas aplicações: Um breve resumo. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18527
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Willys Dutra Alencar.pdfPDF - Willys Dutra Alencar15.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.