Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18528
Título: Implicações do discurso do professor de Matemática nas interações na sala de aula do Ensino Médio
Autor(es): Silva, Renata Jacinto da Fonseca
Palavras-chave: Bakhtin
Discurso
Linguagem
Comunicação
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Esse é um estudo que tem por objetivo refletir como o discurso do professor de matemática pode tornar-se obstáculo para as interações em sala de aula e a compreensão do aluno do ensino médio. Aplicamos uma abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos através da gravação em vídeo das aulas. Adotamos elementos da teoria da linguagem de Bakhtin, especialmente o conceito de compreensão. Nesse estudo, foi observado como o discurso implica diretamente nas interações em sala de aula. O professor consegue envolver os alunos em seu discurso, porém muitas vezes diminui as possíveis interações acarretando na ausência da compreensão dos mesmos.
Descrição: SILVA, R. J. da F. Implicações do discurso do professor de Matemática nas interações na sala de aula do Ensino Médio. 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18528
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Jacinto da Fonseca Silva.pdfPDF - Renata Jacinto da Fonseca Silva9.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.