Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18529
Título: Atividade antimicrobiana de derivados N-acilidrazônicos e fenilacrilatos
Autor(es): Farias, Cayque de Souza
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana
Antibióticos
Moléculas sintéticas
Concentração Inibitória Mínima
Data do documento: 14-Nov-2018
Resumo: Os antibióticos são substâncias naturais ou sintéticas que têm a capacidade de inibir o crescimento e/ou destruir micro-organismos, e, assim, tratar uma infecção ou preveni-la. O uso racional de antimicrobianos é de extrema importância para a saúde da população em geral. A prescrição de antibióticos nos consultórios e pronto-atendimentos, muitas vezes de forma falha e incorreta, bem como o uso indiscriminado em humanos e animais, vem acelerando o processo de resistência microbiana e contribuindo para que o mundo entre em uma “era pós-antibiótica”, que será muito semelhante à “era pré-antibiótica”, antes da descoberta da penicilina, quando infecções que hoje são consideradas simples eram intratáveis e levavam a óbito. A busca de novos fármacos que possam substituir os já existentes vem sendo motivada, uma estratégia eficaz e muito utilizada é a modificação molecular de agentes antimicrobianos pré-existentes, mantendo seu grupo farmacofórico e se obtendo compostos análogos ou homólogos, sem perdas das suas propriedades, restaurando e potencializando o seu efeito. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) teve como objetivo, através da técnica de microdiluição em caldo, utilizando placas de Eliza estéreis, se determinar a Concentração Inibitória Mínima de derivados N-acilidrazônicos: JR-05 (2-ciano-N’-(2-nitrobenzilideno) - acetato hidrazida); JR-06 (2-ciano-N’-(4-clorobenzilideno) - acetato hidrazida) ; JR-07 (2-ciano-N´-(4-bromobenzilideno) – acetato hidrazida) e JR-08 (2-ciano-N’-(4-nitrobenzilideno) – acetato hidrazida); e acrilatos: AL-01 (Etil 2-ciano-3-fenil acrilato); AL-02 (Etil 2-ciano-3-(4-clorofenil)-acrilato); AL-09 (Etil 2-ciano-3-(2,6-diclorofenil) acrilato) e AL-10 (Etil 2-ciano-(2,4-diclorofenil)3- acrilato) frente a diferentes cepas de bactérias Gram-positivas, Gram-negativas e espécies de Candida spp. Foram encontrados importantes resultados para ambas as classes de compostos testadas, tanto para bactérias quanto para leveduras, entre estes estão os representados pelas moléculas JR-05 e JR-08 frente a Staphylococcus epidermides ATCC 12228, de 128 μg/mL para ambas as moléculas, e os resultados determinados para JR-08, AL-01 e AL-02 frente à espécie Candida glabrata, obtendo todas elas CIM de 32 μg/mL. Sugere-se a realização de outros testes a fim de se confirmar os resultados encontrados, como a Determinação da Concentração Bactericida Mínima e Fungicida Mínima e a associação das moléculas mais promissoras com antimicrobianos conhecidos clinicamente, a fim de se verificar as atividades alcançadas por estes.
Descrição: FARIAS, C. de S. Atividade antimicrobiana de derivados N-acilidrazônicos e fenilacrilatos. 2018. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18529
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cayque de Souza Farias.pdfPDF - Cayque de Souza Farias28.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.