Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18534
Título: Ginástica laboral em empresa de teleatendimento na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Nascimento, Roberta Costa
Palavras-chave: Ginástica laboral
Doenças ocupacionais
Saúde do trabalhador
Data do documento: 22-Nov-2018
Resumo: Com o surgimento da era industrial, iniciou-se o processo de fabricação de produtos em massa, essa especialização levou os trabalhadores a executarem funções específicas nas empresas, com a realização de movimentos repetitivos, associados ao esforço excessivo, o que fez com que muitos indivíduos passassem a sentir dores. Diante do surgimento das chamadas lesões por esforços repetitivos (L.E.R.) ou distúrbios osteomusculares referentes ao trabalho (D.O.R.T.) além de doenças psicológicas que acometem os trabalhadores dia após dia, então surge a Ginástica dentro da empresa visando, em especial, a saúde do trabalhador, segundo Souza (2003) a Ginástica Laboral é um exercício de relaxamento muscular que busca a prevenção de doenças obtidas no ambiente de trabalho. Com intuito de melhorar na qualidade de vida de seus colaboradores buscando contribuir com a diminuição de doenças ocupacionais e promover a saúde dos seus colaboradores, uma empresa de teleatendimento na cidade de Campina Grande, instalou em fase experimental o Programa de Ginástica Laboral. Trata-se de um relato de experiência com uma abordagem qualitativa de cunho crítico descritivo e reflexivo, sendo assim o relato tem por finalidade expor experiências vividas com Ginástica laboral (GL) de Abril de 2018 até o momento e informar a importância da sua implantação e aceitação por parte dos colaboradores nessa determinada empresa na situada cidade de Campina Grande.
Descrição: NASCIMENTO, R. C. Ginástica laboral em empresa de teleatendimento na cidade de Campina Grande – PB. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18534
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Costa Nascimento.pdfPDF - Roberta Costa Nascimento5.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.