Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18535
Título: Conhecimento ecológico tradicional dos pescadores do município de Juazeirinho – PB
Autor(es): Bernardo, Geizy Mayara Job
Palavras-chave: Semiárido paraibano
Etnoecologia
Meio ambiente
Preservação ambiental
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: Pesquisa realizada com pescadores associados da “Colônia de Pescadores e Aquicultores Z- 21” da cidade de Juazeirinho, PB, que diante da problemática das secas desenvolvem alternativas de trabalho para o sustento familiar. A pesquisa teve enfoque etnoecológico, em que se buscou obter dados sobre o conhecimento tradicional ecológico dos pescadores da região, no que diz respeito ao meio ambiente e ao ecossistema “açude”, à água, ao solo e à fauna, além de analisar suas atividades de trabalho, os instrumentos utilizados, os cuidados e costumes que possuem, conservação e/ou preservação dos recursos que utilizam. Foram entrevistados 30 pescadores de ambos os sexos, através de questionários semiestruturados, com aqueles que consentiram em participar da pesquisa. Os dados foram digitados em planilha do Excel e analisados de forma comparativa entre os conhecimentos tradicionais e científicos, considerando a relevância da riqueza de conhecimentos que a população possui, que são adquiridos e transformados em costumes, de geração a geração. A idade dos entrevistados variou de 27 a 59 anos e o tempo de profissão de 7 a 20 anos. Conceituaram o açude como essencial para sobrevivência, um importante reservatório de água que não deve ser poluído. Citaram oito espécies de peixes para a região, Tilapia rendali, Prochilodus lineatus, Cichla ocellaris, Hoplias malabaricus, Serrapinus piaba, Leporinus sp., Leporinus sp. e Rhamdia quelen, demonstraram conhecimentos sobre estiagens, poluentes, manejo dos pescados para comércio, preservação do meio ambiente, e falaram sobre as crenças que detêm, muitas vezes, relacionando a fé às causas e consequências dos fenômenos da natureza.
Descrição: BERNARDO, G. M. J. Conhecimento ecológico tradicional dos pescadores do município de Juazeirinho – PB. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18535
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geizy Mayara Job Bernardo.pdfPDF - Geizy Mayara Job Bernardo17.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.