Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18536
Título: Cuidado farmacêutico no tratamento de tabagistas
Autor(es): Nascimento, Laize Silva do
Palavras-chave: Farmacoterapia
Assistência farmacêutica
Tabagismo
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: O tabagismo é uma das maiores causas de doenças e mortes no mundo. A mortalidade geral é duas vezes maior nos fumantes quando comparados aos não fumantes. Objetiva-se realizar o cuidado farmacêutico ao tabagista a partir do acompanhamento farmacoterapêutico com Cloridrato de Bupropiona (BUP). A presente intervenção se utilizou de metodologia ativa, do tipo Aprendizagem Baseada em Problemas, que ocorreu no período de dezembro de 2016 a novembro de 2017, no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande. Foram assistidos 151 tabagistas voluntários, de ambos os sexos e idade superior a 18 anos, disponível às sextas-feiras à tarde para realização do tratamento. Foi utilizado o Método Dáder, durante os encontros quinzenais e na totalidade dos três meses de duração do tratamento de tabagistas, acompanhou-se a evolução na redução tabágica, buscando-se estratégias para cessação do consumo de cigarros. Dos 151 assistidos, 64,23% afirmaram fazer uso de medicamentos. Foram citados 86 fármacos utilizados para morbidades pré-existentes sendo utilizada a Denominação Comum Brasileira (DCB) e os medicamentos foram classificados de acordo com o primeiro nível da classificação do Anatomical Therapeutic Chemical (ATC). Neste, os medicamentos são divididos em diferentes grupos de acordo com seus locais de ação e suas características terapêuticas e químicas. Os grupos mais utilizados de medicamentos foram os atuantes no sistema cardiovascular (31%), sistema nervoso (29%), sistema alimentar e metabolismo (12%). No período de 12 meses, 44,37% dos assistidos conseguiram parar de fumar. A utilização de medicamentos precisa ser acompanhada, pois embora cure também pode trazer danos ao paciente, em especial, aos tabagistas. O farmacêutico se torna profissional imprescindível na equipe multidisciplinar de tratamento de tabagistas por ser atribuição exclusiva deste profissional o cuidado farmacêutico.
Descrição: NASCIMENTO, L. S. do. Cuidado farmacêutico no tratamento de tabagistas. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18536
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laize Silva do Nascimento.pdfPDF - Laize Silva do Nascimento35.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.