Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18543
Título: Tomada de decisão: As atitudes facilitadoras no processo terapêutico da abordagem centrada na pessoa em um caso de depressão
Autor(es): Bonifácio, Leandra Kelly Dantas
Palavras-chave: Terapia Centrada na Pessoa
Psicoterapia
Atitudes facilitadoras
Tomada de decisão
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: A Terapia Centrada na Pessoa é uma prática psicoterápica de linha humanista, que se pauta no respeito às experiências vivenciais do sujeito, a sua liberdade de escolha e sua autonomia para resignificar sua percepção de mundo e história de vida. Para tanto, para que se chegue ao processo de mudança, é necessário que o terapeuta acepiano se utilize de algumas atitudes facilitadoras desse processo que são: a aceitação incondicional, a compreensão empática, e autenticidade. Pela ausência de técnicas fixas ou prescritas, a terapia se baseia, a princípio, por meio de respostas reflexos com as quais o cliente se vê naquilo que diz e constrói um significado para o seu Eu e para seu autoconhecimento. Portanto, o trabalho aqui proposto é um estudo de caso que teve por objetivo delinear um caso clínico de depressão, trazendo trechos de sessões realizadas para a discussão e mostrar como ocorreu o processo terapêutico por meio de atitudes facilitadoras da abordagem centrada na pessoa especialmente voltado para a questão das tomadas de decisões do cliente. Com o processo terapêutico, o cliente evoluiu com a tomada de decisão, produzindo um amadurecimento emocional e assumindo as devidas responsabilidades conforme tomava suas decisões. É um estudo qualitativo pautado no discurso do cliente e que se utiliza do método dedutivo para a análise deste trabalho.
Descrição: BONIFÁCIO, L. K. D. Tomada de decisão: As atitudes facilitadoras no processo terapêutico da abordagem centrada na pessoa em um caso de depressão. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18543
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandra Kelly Dantas Bonifácio.pdfPDF - Leandra Kelly Dantas Bonifácio11.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.