Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18565
Título: Coeficientes da equação de Angstöm-Prescott para João Pessoa, Paraíba
Autor(es): Vital, Luiz Fillip Rodrigues
Palavras-chave: Meteorologia
Radiação solar
Equação de Angström-Prescott
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: A radiação solar é uma das principais fontes de energia alternativa, podendo contornar diversos problemas relacionado com as crises energéticas que varias sociedades enfrentam, portanto a radiação solar tem sido objeto de investigação por diversos pesquisadores. O presente estudo se destinou à analisar regressões lineares para estimar e confiabilizar a radiação solar global em função da insolação (numero de horas efetiva de luz solar) na cidade de João Pessoa-PB ◦−◦−(07 08’S; 34 51’W; 44,0 m), sendo uma abordagem alternativa para estações meteorológicas que não dispõem de registro e/ou de equipamentos que permitam obter a medição direta dessa variável. Com base nisso, determino-se com os coeficientes médios a e b da equação de Angström-Prescott, utilizando uma serie de nove anos de dados radiométricos (radiação solar global, insolação, entre outras grandezas calculáveis), para período compreendido de 2008 a 2016, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foram determinados os coeficientes médios mensais “a”, que variaram de 0,296 a 0,377 e “b” de 0,353 a 0,459; como também para a partição anual, a = 0,320 e b = 0,431. A partir dai estimou-se a radiação solar global para o ano 2017, fazendo uso dos diferentes coeficientes obtidos na presente trabalho. Em segundo momento foi realizado a comparação dos coeficientes obtidos anteriormente com aqueles obti- dos a partir de duas metodologias distintas, o modelo proposto por Glover &McCulloch (1958), o qual propõe uma dependência latitudinal, e o dos coeficientes médios apresentados por Vianello (2000). A partir dos resultados, verificou-se que o comportamento anual da radiação solar global se apresentou bastante semelhante aos dados medidos na superfície, especialmente para coeficientes ajustados com índices de concordância de Willmott (d) e de desempenho (c) bastante significativos. Os coeficientes propostos por Vianello (2000), não se mostrou adequado para estudos radiométricos na região.
Descrição: VITAL, L. F. R. Coeficientes da equação de Angstöm-Prescott para João Pessoa, Paraíba. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18565
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Fillip Rodrigues Vital.pdfPDF - Luiz Fillip Rodrigues Vital34.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.