Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18567
Título: A mídia vídeo como auxílio nas aulas de Química Orgânica na educação básica
Autor(es): Oliveira, José Elydrayton Monteiro de
Palavras-chave: Recursos didáticos
Vídeo
Funções orgânicas
Ensino de Química
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: A rapidez com que o acesso as novas tecnologias invadem todos os âmbitos da sociedade é notório, e na sala de aula não é diferente, esses avanços proporcionam ao professor uma gama de recursos tecnológicos que podem por sua vez contribuir no processo de ensino aprendizagem se utilizado de maneira correta. As instituições e os professores devem estar preparados para utilização dessas novas ferramentas juntamente com os procedimentos metodológicos adequados. No ensino de Química as TICs podem contribuir para que os alunos possam vivenciar situações antes só vistas estaticamente nos livros didáticos, nessa perspectiva a proposta foi desenvolvida e aplicada à 63 alunos do 3º ano do Ensino Médio numa escola pública estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE, aplicou-se uma proposta didática com a utilização da TIC vídeo para o ensino da Função Orgânica Álcool com enfoque CTSA baseada na problematização e contextualização com inserção temas geradores do cotidiano do aluno. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados três questionários a saber: levantamento do conhecimento prévio, avaliação da proposta de ensino apresentada e verificação da aprendizagem. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados à luz do referencial teórico da área. Os resultados apontam que a proposta com a utilização da TIC vídeo foi bem aceita pelos sujeitos da pesquisa o que motivou a relação entre professor e aluno e favoreceu o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos trabalhados durante a intervenção didática.
Descrição: OLIVEIRA, J. E. M. de. A mídia vídeo como auxílio nas aulas de Química Orgânica na educação básica. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18567
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Elydrayton Monteiro de Oliveira.pdfPDF - José Elydrayton Monteiro de Oliveira13.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.