Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18570
Título: Relação entre deciduidade foliar e floração em lenhosas da caatinga
Autor(es): Moura, Gabriela Kalin de Andrade
Palavras-chave: Decíduas
Fenologia
Floração
Espécies lenhosas
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: Objetivou-se neste estudo categorizar as espécies lenhosas da Caatinga presentes em estudos fenológicos de acordo com a deciduidade foliar e identificar os meses de floração nas espécies lenhosas testando a correspondência temporal ao longo do ano. Na literatura científica persistem duvidas em relação aos padrões de floração e classificação das espécies da Caatinga quanto aos grupos fenológicos perenes e decíduas. Através de metanálise foram coletadas informações em sites de buscas Scholar Google, Web of Science e Períodicos Capes com o uso das palavras-chaves “Caatinga”, “fenologia”, “espécies lenhosas”, “espécies arbóreas”, “deciduidade foliar”, “phenology”, “woody species”, “tree species” e “leaf deciduousness”. Não houve uma delimitação temporal quanto aos trabalhos buscados. Categorizamos as espécies que possuem registros na literatura sobre o seu período de floração e duração foliar e testamos a relação entre a persistência foliar e a fenofase reprodutiva. Ao delimitar os grupos funcionais das folhas (D e P), foram escolhidas variáveis para verificar se havia relação entre os períodos de floração com os de caducifolia. De cada espécie foi calculado o número de meses do ano que apresentaram flores, “Duração de Floração” (DDF),e depois comparamos a quantidades de meses de cada grupo funcional de folhas. Delimitamos a “Distribuição Florestal” (DF) pelo número de espécies que apresentavam flor em determinado mês. A partir disso, comparamos entre as variáveis de deciduidade os períodos que demostraram maior floração, sendo denominada de “Pico de Floração” (PF).Observamos que caraterísticas ecofisiológicas regulam a permanência foliar e a floração, em espécies perenes é possível períodos de floração mais longos que nas decíduas.Porém o custo de manutenção dessas folhas e flores aparentemente é muito alto pois poucas são as espécies com essa fenologia foliar nas condições do semiárido, já as decíduas são numerosas embora com período de floração mais curto.
Descrição: MOURA, G. K. de A. Relação entre deciduidade foliar e floração em lenhosas da caatinga. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18570
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Kalin de Andrade Moura.pdfPDF - Gabriela Kalin de Andrade Moura9.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.