Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18580
Título: Sintomas depressivos e fatores associados em idosos remanescentes de quilombolas
Autor(es): Maracajá, Vitória de Farias
Palavras-chave: Envelhecimento
Depressão
Saúde do idoso
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: Estudos de saúde em populações de quilombolas têm sido negligenciados desde o reconhecimento dessas comunidades, por isso, este trabalho objetivou investigar a prevalência e fatores associados à sintomatologia depressiva em idosos remanescentes de quilombos do interior da Paraíba, Brasil. Em um estudo quantitativo, de corte transversal, foram incluídos idosos, de ambos os sexos, com idades a partir de 60 anos. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala Geriatric Depression Scale 15 - GDS- 15 e o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Participaram 69 idosos com média de idade de 69,62 anos (DP = 6,87), com predomínio de mulheres (60,9%). A prevalência de sintomas depressivos foi de 55,07% (n= 38). Os não casados, que não exercem atividade agrícola, que tem dificuldades de memória, os que sentem que tem que fazer esforço na maioria das vezes para tarefas habituais, os que ajudam a sustentar alguém e os que escutam que causam muitos problemas a alguém possuem maior prevalência de depressão. Salienta-se para mais estudos que investiguem a saúde dessa população.
Descrição: MARACAJÁ, V. de F. Sintomas depressivos e fatores associados em idosos remanescentes de quilombolas. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18580
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vitória de Farias Maracajá.pdfPDF - Vitória de Farias Maracajá5.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.