Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18587
Título: Condicionamento físico de praticantes de CrossFit® de um centro de treinamento em Campina Grande – PB
Autor(es): Pereira, Jéssica Cruz de Almeida
Palavras-chave: Avaliação física
Condicionamento físico
CrossFit®
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: É notório o crescente número de praticantes de CrossFit® no Brasil e no mundo, assim, o presente estudo teve como objetivo principal analisar o condicionamento físico de praticantes de CrossFit®. E, de forma específica, identificar o nível de condicionamento que os praticantes se apresentam, identificar e analisar o condicionamento físico, de acordo com o tempo de prática e a frequência semanal e relacionar o período de prática do CrossFit® com as possíveis lesões acometidas. Inicialmente foi aplicado uma Anamnese para possibilitar a recruta da amostra, em seguida um formulário que versa sobre período de prática no CrossFit®, frequência semanal, dados referentes à prática de atividade física, entre outros. Foi aplicado uma bateria de testes motores para verificar o nível do condicionamento físico dos praticantes, a bateria contava com 10 testes motores que são: Teste de força dinâmica- 1 RM , Potência anaeróbia - SALTO VERTICAL; Capacidade aeróbia – Banco de Mcardle; Agilidade- SHUTLLE RUM; Flexibilidade- BANCO DE WELLS; Composição corporal-3 DOBRAS; Resistencia muscular localizado - ABDOMINAL E PEITORAL; Coordenação motora- BURPPE; Equilíbrio - EQUILIBRIO UNIPODAL. Foi possível observar que dos 10 testes realizados nos homens apenas o Equilíbrio (5 segundos) classificando como péssimo assim como, para as mulheres (4 segundos). Todos os demais testes ficaram na média, acima da média, excelente e superior. Sobre o tempo e a frequência semanal no CrossFit® 56 % dos homens e 57% mulheres responderam que estão no CrossFit® há mais de um ano, com uma frequência semanal de cinco dias (50% ambos). Em relação à lesão no CrossFit®, 44% dos homens e 62% das mulheres responderam que nunca se lesionaram. Em relação às capacidades físicas os indivíduos tiveram um bom resultado, porém são escassos na literatura protocolos que avaliem o condicionamento metabólico nas Três vias energéticas de forma concomitantes, que para o CrossFit® são os benchmarks que são treinos com nome de mulheres, com as três demandas energéticas e que se repetem de tempo em tempo para avaliar o indivíduo.
Descrição: PEREIRA, J. C. de A. Condicionamento físico de praticantes de CrossFit® de um centro de treinamento em Campina Grande – PB. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18587
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Cruz de Almeida Pereira.pdfPDF - Jéssica Cruz de Almeida Pereira11.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.