Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18591
Título: Avaliação do efeito da laserterapia de baixa potência na sensibilidade dental induzida por clareamento dentário em consultório
Autor(es): Santos, Kaiza de Sousa
Palavras-chave: Laser
Clareamento dental
Sensibilidade dantal
Data do documento: 27-Out-2017
Resumo: Objetivo: Analisar e comparar a eficácia da terapia com laser de baixa potência e um dessensibilizante comercial na redução da intensidade da sensibilidade dental, nos pacientes submetidos ao clareamento dentário in office. Métodos: Realizou-se um estudo do tipo ensaio clínico, prospectivo, analítico, controlado, aleatorizado e randomizado. Em uma amostra de 60 pacientes foi realizado o clareamento dental em consultório com peróxido de hidrogênio a 35%. Em seguida, os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos. O grupo 1 não recebeu terapêutica com o dessensibilize e/ou laser. No grupo 2, foi aplicado o agente dessensibilizante (Desensibilize KF2%®) durante 10 minutos. Enquanto que, o grupo 3, recebeu irradiação do laser de baixa potência infravermelho (808 nm, 40 mW, 20 s, 20 J / cm2, 0,4 J). Os níveis de sensibilidade foram aferidos com a Escala Visual Numérica (EVN), durante seis dias. Aplicou-se os testes estatísticos de Kruskal-Wallis e Friedman com nível de significância de α<0,05. Resultados: Verificou-se nos primeiros dois dias de avaliação o grupo laser apresentou menor nível de sensibilidade (3.10; 0,15) quando comparado ao grupo controle (5,15; 1,85) e o grupo dessensibilize (3,35; 0,65). Do terceiro ao sexto dia, as médias de sensibilidade foram reduzindo até ficarem nulas. Conclusões: Os resultados sugerem que tanto o nitrato de potássio a 5% associado ao fluoreto de sódio a 2% como laser de baixa potência infravermelho podem ser recursos importantes para minimizar a sensibilidade do clareamento dental profissional.
Descrição: SANTOS, Kaiza De Sousa. Avaliação do efeito da laserterapia de baixa potência na sensibilidade dental induzida por clareamento dentário em consultório. 2017. 30 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18591
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Kaiza de Souza Santos.pdf4.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.