Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18593
Título: Avaliação do efeito dos agentes dessensibilizantes após clareamento dentário em consultório
Autor(es): Dias, Malena Suênia Fernandes
Palavras-chave: Clareamento dentário
Peróxido de hidrogênio
Dessensibilizante
Data do documento: 27-Out-2017
Resumo: Objetivo: Avaliar a eficácia de agentes dessensibilizantes após o tratamento clareador em consultório no controle da sensibilidade dentária provocada pelo clareamento dentário. Método: Foi realizado um estudo de caráter clinico comparativo do tipo ensaio clínico randomizado, cego, controlado, intervencionista, longitudinal e prospectivo, com uma abordagem indutiva. Para isso foi utilizada uma ficha diária com uma Escala Visual Analógica (EVA), a fim de investigar uma possível associação do uso de agentes dessensibilizantes e a redução do nível de sensibilidade pós-clareamento. A amostra foi composta por 60 pacientes atendidos nas clínicas odontológicas da Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, Brasil, distribuídos através de um sorteio em três grupos: Grupo I (Controle), Grupo II (Fluoreto de sódio a 2%) e Grupo III (Nitrato de potássio a 5% e fluoreto de sódio a 2% - Desensibilize KF 2%® - FGM). Os dados referentes ao nível de sensibilidade foram analisados inferencialmente através dos testes de Kruskal-Wallis na comparação entre os grupos em cada tempo de avaliação e Friedman entre os tempos de avaliação em cada grupo com nível de significância de 5%. Resultados: As médias do nível de sensibilidade reduziram com o tempo de avaliação até atingirem valores nulos; no 1º, 2º e 3º dias de avaliação as médias foram mais elevadas no grupo do controle e menores no grupo III. No 4º dia apenas o grupo II apresentou média positiva (0,10) e no 5º e 6º dia todas as médias foram nulas. Foi verificada apenas diferença estatisticamente significativa entre o grupo III e os demais grupos. Conclusões: A utilização do Desensibilize KF2%®, posteriormente ao clareamento dentário com Peróxido de Hidrogênio a 35% foi capaz de reduzir significativamente a sensibilidade quando comparado aos outros grupos da pesquisa.
Descrição: DIAS, Malena Suênia Fernandes. Avaliação do efeito dos agentes dessensibilizantes após clareamento dentário em consultório. 2017. 24 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18593
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Malena Suênia Fernandes Dias.pdf4.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.