Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18597
Título: A importância da presença do cirurgião-dentista em ambiente hospitalar: revisão de literatura
Autor(es): Muniz, Nayla Fernandes Dantas
Palavras-chave: Higiene Bucal
Equipe Hospitalar
Pneumonia
Cirurgião Dentista
Data do documento: 14-Nov-2017
Resumo: Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a atuação e a importância da presença do Cirurgião-Dentista em ambiente hospitalar, apresentando as principais condições bucais e sistêmicas que podem acometer o paciente hospitalizado e as possibilidades de intervenção através de protocolos de higienização bucal. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados eletrônicas: U.S. National Library of Medicine – Pubmed, Scientific Eletronic Librari Online - SciELO e Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde - LILACS, utilizando os descritores: Equipe Hospitalar de Odontologia, Higiene Bucal, Odontologia e Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, com artigos publicados em português e Inglês no período entre 2006 – 2017. Resultados: Foram encontrados 87 artigos relevantes a partir das palavras-chaves. Destes, após leitura do conteúdo, foram escolhidos 43 artigos para a extração de dados, sendo 22 artigos de pesquisa científica, 20 artigos de revisão de literatura, e um relato de experiência. Conclusões: A presença do Cirurgião-Dentista em ambiente hospitalar é fundamental no diagnóstico e prevenção de patologias bucais. A realização e a manutenção de higienização bucal através da utilização de protocolos reduzem a incidência e o agravamento de diversas doenças bucais (como a candidíase e a doença periodontal) e de condições sistêmicas (como a pneumonia nosocomial e a pneumonia associada à ventilação mecânica), além de reduzir custos hospitalares.
Descrição: MUNIZ, Nayla Fernandes Dantas. A importância da presença do cirurgião-dentista em ambiente hospitalar: revisão de literatura. . 2017. 41 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18597
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Nayla Fernandes Dantas Muniz.pdf7.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.