Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18598
Título: Risco de cárie dentária em escolares de cidade de médio porte do nordeste brasileiro
Autor(es): Paiva, Paulo Ricart Rocha de
Palavras-chave: Cárie Dentária
Epidemiologia
Odontologia
Data do documento: 3-Out-2017
Resumo: A cárie dentária é uma doença multifatorial, dependente da dieta, microbiota, tempo e resposta do hospedeiro. A avaliação do risco de cárie em crianças é importante, devido à identificação de fatores de risco, o que permite a determinação do tipo e intensidade do tratamento a ser desenvolvido. Identificar o risco de cárie em escolares de 06 a 13 anos, da cidade de Campina Grande, PB. Após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual da Paraíba (parecer nº: 45063215.0.0000.5187), um sorteio foi realizado, para seleção das escolas de forma sistemática e similar ao modelo SB Brasil 2000. O universo deste estudo foi representado por escolares de 06 a 13 anos de idade, de ambos os sexos, regularmente matriculados em escolas da rede pública municipal de ensino fundamental na cidade de Campina Grande, PB. A amostra foi selecionada por amostragem casual simples sem reposição. Os exames foram realizados por um examinador previamente calibrado (intraexaminador, Kappa = 0,89), com a criança sentada em uma cadeira escolar, em frente ao examinador, sob luz natural. A seguir, os dados coletados foram aplicados no programa computadorizado Cariograma®. A análise estatística foi realizada por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS para Windows, versão 18.0, SPSS Inc, Chicago, IL, EUA) e adotou-se nível de significância de 5%. Das variáveis que fazem parte do Cariograma®, as que apresentaram associação estatisticamente significante com elevado risco de cárie, foram o CPO-D (p=0,006) e a dieta (p=0,001). Em relação à análise de regressão multivariada dos dados, os fatores que pareceram afetar de forma significativa o risco de cárie foram: “naturalidade” (p=0,000), “escova todos os dias” (0,010) e “passa o fio” (p=0,003). De acordo com os resultados encontrados neste estudo, houve uma correlação significativa entre risco de cárie elevado nas crianças participantes do estudo, com experiência de cárie (CPO-D ≥ 1), ingestão de alimentos cariogênicos e, também, com o tipo de higiene oral realizado por esta população (frequência de escovação dos dentes e uso do fio dental).
Descrição: PAIVA, Paulo Ricart Rocha de. Risco de cárie dentária em escolares de cidade de médio porte do nordeste brasileiro. 2017. 39 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18598
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Paulo Ricart Rocha de Paiva.pdf5.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.