Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18600
Título: Atividade antimicrobiana e antiaderente in vitro do óleo essencial de rosmarinus officinalis linn contra enterococcus faecalis
Autor(es): Gonçalves, Vanêssa Lacerda
Palavras-chave: Plantas Medicinais
Rosmarinus Officinalis
Enterococcus Faecalis
Data do documento: 3-Out-2017
Resumo: A capacidade de formação de biofilme nos canais radiculares pelo Enterococcus faecalis, bem como sua resistência antimicrobiana, estimulam o desenvolvimento de alternativas terapêuticas, como soluções irrigadoras, a partir de plantas medicinais, para o controle de infecções causadas por essa espécie. O presente estudo avalia a atividade antimicrobiana e antiaderente in vitro do óleo essencial de Rosmarinus officinalis Linn contra o Enterococcus faecalis (ATCC 29212), utilizando os testes de Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Inibitória Mínima de Aderência (CIMA), através do método da microdiluição seriada. Para determinação da CIM, utilizou-se uma microplaca esterilizada de 96 poços em que foram depositadas 100 L do meio de cultura BHI (Brain Heart Infusion), mais 100 μL do óleo essencial de alecrim realizando a microdiluição, partindo da concentração de 1000 μg/mL até 7,81μg/mL, em seguida, foram adicionados 100 μL do inóculo ajustado, incubando as placas a 37 °C durante 24 horas. Para a leitura dos resultados, foram adicionados 50 μL de corante resazurina 0,01%. A CIMA do Enterococcus faecalis foi determinada empregando-se o meio de cultura citado acima, contendo sacarose a 5%. Foi realizada a microdiluição da solução testada e as placas foram incubadas por 48 horas a 37 °C. A solução de cristal violeta (4%) foi usada para corar o biofilme formado, finalizando com a leitura em espectrofotometria. Os testes foram realizados em triplicata. Os resultados mostraram CIM de 500 μg/mL e CIMA de 250 μg/mL. O óleo essencial de Rosmarinus officinalis apresentou efeito antibacteriano e ação antiaderente contra o Enterococcus faecalis.
Descrição: GONÇALVES, Vanêssa Lacerda. Atividade antimicrobiana e antiaderente in vitro do óleo essencial de rosmarinus officinalis linn contra enterococcus faecalis. 2017. 21 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18600
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Vanêssa Lacerda Gonçalves.pdf4.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.