Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18602
Título: Conhecimento sobre câncer de boca e comportamento preventivo dos usuários da estratégia saúde da família (ESF) da microrregião do curimataú oriental do estado da Paraíba
Autor(es): Lima, Wliana Pontes de
Palavras-chave: Neoplasia Bucal
Odontologia
Patologia Oral
Data do documento: 14-Fev-2017
Resumo: Objetivo: Verificar o conhecimento a respeito do câncer bucal e da sua prevenção, e avaliar o comportamento preventivo e perfil socioeconômico dos usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) da microrregião do Curimataú Oriental do Estado da Paraíba. Métodos: Foram realizadas 500 entrevistas tendo como público-alvo indivíduos acima de 40 anos, de ambos os sexos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e analítica, através do teste Qui quadrado de Pearson. Resultados: A maioria dos participantes foi do sexo feminino, na faixa etária entre 40 e 50 anos, apresentando baixo grau de escolaridade e renda mensal familiar até dois salários mínimos. As mulheres apresentaram mais conhecimento sobre as formas de apresentações clínicas do câncer e sobre o auto-exame bucal, sendo estas diferenças estatisticamente significantes, em relação aos homens. Contudo, a grande maioria dos entrevistados acredita que o câncer bucal é contagioso. Em relação aos fatores de risco do câncer, a maioria não é tabagista nem etilista e se expõe ao sol, sem uso de proteção adequada. O cigarro industrializado e a cerveja, seguida da cachaça, foram os hábitos mais relatados. Foi verificado que o motivo mais prevalente para exposição solar foi devido ao trabalho na agricultura. Conclusão: O conhecimento sobre o câncer bucal e o comportamento preventivo da população do Curimataú Oriental foram classificados como médios e considerado satisfatório. Isso sugere que tal população não apresenta um alto risco de desenvolvimento do câncer bucal.
Descrição: LIMA, Wliana Pontes de. Conhecimento sobre câncer de boca e comportamento preventivo dos usuários da estratégia saúde da família (ESF) da microrregião do curimataú oriental do estado da Paraíba. 2017. 29p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18602
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Wliana Pontes de Lima.pdf5.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.