Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18604
Título: Uso dos bifosfonatos e a osteonecrose dos maxilares: revisão de literatura
Autor(es): Sousa, Youseph Fernandes de
Palavras-chave: Osteonecrose
Doença Óssea
Bifosfonato
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Os Bifosfonatos são medicações utilizadas no tratamento de doenças esqueléticas e cânceres. Os pacientes que fazem uso dos bifosfonatos estão propensos a desenvolver osteonecrose na maxila e/ou mandíbula, principalmente quando são submetidos a intervenções cirúrgicas. As causas da osteonecrose provêm de uma complexa interação entre o metabolismo ósseo, trauma local, infecção, hipovascularização e o uso de bifosfonatos. Fatores sistêmicos como diabetes mellitus, imunossupressão, uso de outras medicações concomitantes, como agentes quimioterápicos e corticosteróides também parecem ter relação com a manifestação da osteonecrose. Os pacientes que estiverem sendo medicados com essas drogas deverão ser monitorados quanto à higiene bucal e aos demais fatores predisponentes como tempo, dose, potência do fármaco e a necessidade de futuros tratamentos cirúrgicos. O presente trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a osteonecrose dos maxilares por Bifosfonato na odontologia, usando artigos de revisão de literatura, ensaios clínicos, relatos e série de casos de livre acesso da base de dados do Scielo e Pub Med, nos anos entre 2005 a 2017 com idiomas em português, inglês e chinês. Com isso, este trabalho poderá contribuir para conscientizar o cirurgião-dentista e os profissionais da saúde, para que possam prevenir, tratar e diminuir os casos de osteonecrose associadas aos Bifosfonatos.
Descrição: SOUSA, Youseph Fernandes de. Uso dos bifosfonatos e a osteonecrose dos maxilares: revisão de literatura. 2017. 42p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18604
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Youseph Fernandes de Sousa.pdf7.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.