Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18607
Título: Cárie precoce da infância: uma revisão sobre os fatores de risco associados
Autor(es): Silva, Maria Das Graças Barbosa da
Palavras-chave: Cárie
Higiene Oral
Odontopediatria
Data do documento: 25-Mar-2016
Resumo: O presente trabalho objetivou revisar a literatura acerca dos principais fatores de risco envolvidos no surgimento e progressão da cárie precoce da infância. A revisão da literatura foi conduzida na base de dados MEDLINE – PubMed, abrangendo o período entre 2011 a 2016. Os termos utilizados foram: "risk factors" and "early childhood caries”. Foram consultados 34 artigos de pesquisa cientítica e verificou-se os principais fatores de risco associados com a cárie precoce da infância: crianças com idade mais elevada; baixo nível de escolaridade dos principais cuidadores; baixa renda familiar; habitantes de zona rural; escasso acesso a serviços de saúde bucal; hábitos alimentares inadequados; conhecimento limitado dos cuidadores sobre higiene bucal; idade de início da escovação tardio; participação dos cuidadores nas escovações; presença de bactérias cariogênicas e comprometimento sistêmico. Considerando-se a rede de causalidade da cárie precoce da infância, o conhecimento sobre os fatores do risco associados permite uma atuação odontopediátrica centrada na prevenção dos agravos à saúde bucal. Nesse sentido, estratégias preventivas específicas para cada grupo de risco devem ser elaboradas, de modo que as intervenções sejam efetivas no âmbito da promoção de saúde.
Descrição: SILVA, Maria Das Graças Barbosa da. Cárie precoce da infância: uma revisão sobre os fatores de risco associados. 2016. 37p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18607
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Maria das Graças Barbosa da Silva.pdf8.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.