Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18609
Título: As competências do arquivista pós-moderno no tratamento de documentos arquivísticos digitais
Autor(es): Silva, Brunelly Santos Pereira da
Palavras-chave: Arquivista pós-moderno
Documentos arquivísticos digitais
Arquivística pós-moderna
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: Devido a revolução tecnológica informacional e comunicacional, do advento dos computadores e a expansão da internet no fim do século XX, os conceitos e fazeres em diversas áreas foram modificados e ampliados. Não diferente, a Arquivologia passou por transições significativas com sua integração ao meio digital e diálogos constantes com outras disciplinadas voltadas a informática. Diante desse novo cenário, o presente trabalho teve como objetivo geral apontar as competências do arquivista no tratamento de documentos digitais. Como objetivos específicos verificar as possiblidades das competências do arquivista frente ao tratamento de documentos arquivísticos digitais por meio da revisão de literatura; investigar junto aos arquivistas atuantes no mercado de trabalho a realidade prática das suas funções no tratamento dos novos documentos; e apresentar um perfil de arquivista que auxilie no tratamento dos documentos arquivísticos em ambiente digital. Para a consecução dos objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória, sendo de tipo teórica e empírica, adotando-se como corrente de pensamento o pós-modernismo caracterizado pelas mudanças que eleva a relatividade das coisas, fazendo com que a verdade absoluta se desintegre durante o processo contemporâneo das incertezas humanas, resultando assim a quebra do paradigma arquivístico. A coleta de dados feita através do questionário eletrônico visou compreender os fenômenos individuais quanto a narrativa, os motivos e opiniões dos participantes, assim como quantificar através dos dados numéricos suas repostas objetivas, classificando assim a abordagem da pesquisa como quali-quantitativa. Como resultados, foi definido o conceito e as competências do Arquivista na contemporaneidade, seu perfil com base nos dados da pesquisa e as versões do seu objeto e lugar de trabalho. A partir das análises de dados acredita-se que a construção das competências do arquivista contemporâneo não se dará através de um único olhar, abordagem, objeto científico ou ambiente de trabalho.
Descrição: SILVA, B. S. P. da. As competências do arquivista pós-moderno no tratamento de documentos arquivísticos digitais. 2018. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18609
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brunelly Santos Pereira da Silva.pdfBrunelly Santos Pereira da Silva15.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.