Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18628
Título: Produção orgânica de quiabo variando coberturas de solo e turnos de rega
Autor(es): Melo, Armando Rodrigues de
Palavras-chave: Redução da evaporação
Eficiência hídrica
Conservação da água
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: Visando a contribuir para a economia de água no cultivo de hortaliças, objetivou-se com este estudo avaliar os efeitos de diferentes materiais em coberturas de canteiros cultivados com quiabeiros, sobre a redução do consumo de água, avaliando-se aspectos, culturais e de produção da cultura em cultivo orgânico. O experimento foi realizado no campus II da UEPB, localizado em Lagoa Seca-PB, em área experimental de 262,08 m2. Foram testados três materiais na cobertura de solo, mais um tratamento testemunha (sem cobertura), combinados a três turnos de rega, resultando em um fatorial 4 x 3 (12 tratamentos). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, sendo a parcela constituída de um canteiro, com as dimensões 2,40 m de comprimento e 1,20 m de largura (área: 2,88 m2), totalizando 48 parcelas. Obtiveram-se efeitos positivos da coberturas de solo sobre a economia de água. As coberturas mais eficientes foram a lona branca e as folhas de bambu, resultando em maior economia de água no cultivo do quiabeiro sem, no entanto, prejudicar a produção das plantas. Como limitação da pesquisa destaca-se a ausência de efeito significativo relacionado aos turnos de rega no desenvolvimento e produção do quiabeiro, em virtude da ocorrência de chuvas durante boa parte do período em que ocorreu o experimento
Descrição: MELO, A. R. de. Produção orgânica de quiabo variando coberturas de solo e turnos de rega. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18628
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Armando Rodrigues de Melo.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.