Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18645
Título: Análise comparativa entre sistemas estruturais de lajes maciças e pré-fabricadas treliçadas: custos e consumo de materiais
Autor(es): Ribeiro, Thales da Silva
Palavras-chave: Lajes Maciças
Lajes Pré-fabricadas treliçadas
Custos
Comparativos
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa de insumos e custos dos sistemas estruturais de lajes maciças e lajes pré-fabricadas treliçadas, verificando se há mais vantagem de uma em relação à outra a partir de uma determinada área. Além do foco nas lajes, também se levou em conta os elementos estruturais vigas e pilares. Ainda são apresentados conceitos, classificações, vantagens, desvantagens, e como se fazer os cálculos estruturais para o sistema estrutural de lajes maciças e adotando algumas considerações normativas para as lajes pré-fabricadas, obedecendo-se as normas da ABNT NBR 6118:2014 e ABNT NBR 14859:2002. Para o cálculo estrutural utilizou-se de um software computacional usual no mercado. O software além de fazer todo cálculo estrutural, também forneceu o resumo dos materiais pelo qual se foi possível fazer as tabelas de consumo de materiais dos dois tipos de lajes, fazendo-se um comparativo no final. A partir das tabelas contendo o consumo de materiais e da tabela SINAPI encontrada no site da Caixa Econômica Federal, que fornece os valores médios unitários dos materiais, pode-se analisar os custos tanto dos elementos estruturais isolados vigas, pilares e lajes, quanto dos sistemas no geral. Assim, fazendo-se comparações com os dois modelos de lajes, definiu-se para cada tipo de área estudada qual era o modelo mais vantajoso, chegando a conclusão de que tanto a composição de materiais, quanto os custos são mais vantajosos para o sistema de lajes pré-fabricadas.
Descrição: RIBEIRO, Thales da Silva. Análise comparativa entre sistemas estruturais de lajes maciças e pré-fabricadas treliçadas: custos e consumo de materiais. 2017. 77f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18645
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thales da Silva Ribeiro.pdf14.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.